sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Informações da região

Falaremos agora sobre a região e suas importâncias.
A região se destaca pelo seguintes fatores:
Economicamente: A região se destaca economicamente pelas hidrelétricas, mais precisamente 8 que se localizam lá, angiquinho por exemplo, abastece quase todo o país e Xingo é a 1ª maior hidrelétrica do nordeste e a 2ª da América latina.
Históricamente: A região por ser divisa entre três estados era usada por Lampião e seu bando para fugir da policia, como a policia só age em determinada área eles ficavam nessa divisa e mudando de estado, como a comunicação era difícil eles se beneficiavam disso. Além de ter sido nessa área onde Lampião e mais outros 11 cangaceiros foram mortos.

Caracterização geral do município de Paulo Afonso

Neste post, vamos falar algumas caracteristicas de Paulo Afonso, envolvendo geografia.


  • Economia: A cidade de Paulo Afonso atualmente, tem um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto) do estado da Bahia. Chega em aproximadamente R$ 2.037.815.
  • Política: Em outubro de 1958 foi um ano importantíssimo para o cenário político da cidade de Paulo Afonso, pois foi nessa data que aconteceu a primeira eleição, no dia 7 de abril, Paulo Afonso recebia seus primeiros vereadores, foi um pouco complicado no inicio pois a cidade não estava preparada para 'receber' os representantes da popilação, mas isso não foi motivo para desmotivar os políticos. Atualmente a câmara municipal contém 11 vereadores e o prefeito é Anilton Bastos.
  • População: Segundo o IBGE de 2010 Paulo Afonso conseguiu ultrapassar os 100 mil habitantes, chegando a 101.757, 5.258 a mais do que o censo de 2000 que era de 96.499 moradores.
  • Atividades econômicas: Uma das principais atividades é o turismo que vem aumentando, principalmente com o São João da região e com o evento Moto Energia. Além disso, Paulo Afonso conta com diversas belezas naturais atraindo assim mais turistas. Outra atividade é a indústria, pois como a Chesf se encontra lá ajuda muito a movimentar a economia da cidade.


Marco zero da cidade de Paulo Afonso

Isso foi visto na sexta-feira, dia 21/10/211.

Informações sobre a hidrelétrica de Xingó

Boa Tarde pessoal, vamos falar sobre a hidrelétrica de xingó fazendo uma fusão de física e geografia.


Histórico da hidrelétrica de Xingó: Foi construída pela CHESF. Encontra-se localizada entre Alagoas e Sergipe. Ela está instalada no Rio São Francisco, à jusante do complexo de Paulo Afonso. É a segunda hidrelétrica maior do Brasil, superada apenas por Tucuruí, e uma dos sete maiores do mundo. A hidrelétrica é dividida em 2 complexos com 12 comportas, ou seja 6 para cada uma, que servem para liberar a água quando o nível do reservatório está cheio. A última vez que uma dessas comportas foram abertas foi em março de 2007. A base da hidrelétrica possui 380m de largura, que vai se afinando até chegar ao topo com 12m, possuindo um montante(altura) de cerca de 140 metros. A base é mais larga, pois quanto maior a profundidade maior a pressão. Além disso, ela foi a última hidrelétrica a ser construída no Rio São Francisco. Quando chove pouco e o nível do rio diminui produz menos energia, foi o que aconteceu em 2000 que teve que racionar a energia que se usava em casa. Só tem como armazenar água em uma hidrelétrica através da energia potencial (em um reservatório), pois depois que ela adquire velocidade fica praticamente impossível. As turbinas na sua parte superior tem um campo magnético que depois é transformado em elétrico.


Como é feita a produção de energia: A energia é produzida a partir do momento em que a água sai da energia potencial (que está no reservatório) e passa pelos dutos forçados transformando-se em energia cinética e quando gira as turbinas vira energia mecânica. No início os dutos tem um diâmetro de 16 metros, mas quando vai chegando perto das turbinas ele vai afinando para aumentar a pressão da água e conseguir girar essas turbinas.



Impactos Ambientais: Apesar de sua importância na geração de energia, a hidrelétrica acarretou sérios problemas para a pesca artesanal, para a vegetação e para a população ribeirinhas, que tiveram que ser retiradas do local onde foi construída. Além disso teve que criar lagos artificiais e o maior é o do Sobradinho. O lago que foi criado ao redor da cidade de Paulo Afonso ajuda no clima seco, a ficar mais úmido por conta da evaporação da água.

Maquete da hidrelétrica de Xingo

 Continuação da maquete

 
Modelo de Turbina da hidrelétrica


Dentro da usina na Chesf.



Estas informações foram vistas no sábado, dia 22/10/2011.

Reserva Florestal da Hidrelétrica de Xingó

Bom dia, leitores. Agora vamos postar fotos sobre diversas plantas encontradas na reserva florestal que visitamos no sábado, dia 22/10/2011.




Angico



Nome popular: Angico-vermelho, angico
Nome científico: Anadenanthera macrocarpa
Reino: Plantae
Filo: Anthophyta
Classe: Magnolopsida
Regiões de existência: Caatinga, ocorrendo em outras áreas esparsas de São Paulo ao Pará.
Classificação Morfofisiológica: Árvore de caule inerme, chegando a ter de 13m a 20m de altura, de madeira castanho-avermelhado, com o tronco chegando de 40 a 60cm de diâmetro, com casca áspera coberta de acúleos. Folhas compostas, bipinadas. Flores amarelo-esverdeados pequenas, dispostas em espigas auxiliares de 3 a 5cm de comprimento. O fruto é uma vagem coriácea muito achatada, de até 16cm de comprimento com muitas sementes pequenas, comprimidas e membranosas.
Utilidades: uso medicinal, construção civil e naval.


Barriguda

Nome popular: Barriguda, Paineira-branca
Nome Científico: Chorisia glaziovii
Regiões de ocorrência: Nordeste brasileiro, nas caatingas hipoxerófilas (agreste), e em áreas de terreno acidentado. Também ocorre na caatinga arbórea do médio vale do Rio São Francisco
Classificação morfofisiológica: Árvore de 6-18 m de altura, casca cinza-claro, lisa e dotada de grande número de acúleos cônicos e rígidos de até 5 cm de comprimento. Folhas compostas palmadas, flores brancas e frutos do tipo cápsula elipsóide,  envoltas por pêlos finíssimos, com consistência sedosa, que ajudam na dispersão das mesmas.

Utilidade: A madeira é utilizada para caixotaria, as flores para paisagismo, sua lã é utilizada em enchimento de travesseiros, colchões e estofamentos de moveis e uso medicinal.

Braúna


Nomes populares: Braúna, braúna-do-sertão, braúna-parda, coração-de-negro, ipê-tarumã, maria-preta-da-mata, maria-preta-do-campo, parova-preta, pau-preto, pau-preto-do-sertão, paravaúna, parovaúna, perovaúna, quebracho, quebracho-colorado, quebracho-vermelho e ubirarana.
Nome Científico: Schinopsis brasiliensis
Regiões de ocorrência: Nordeste, Centro-Oeste e  Minas Gerais.
Classificação Morfofisiológica: As maiores árvores atingem dimensões próximas a 15 m de altura e 60 cm de DAP (diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta. A braúna é uma das maiores árvores do Bioma Caatinga. O tronco é reto e bem conformado, as folhas são compostas e pinadas, as flores são brancas, glabras, suavemente perfumadas. O fruto é uma drupa alada, medindo de 3 cm a 3,5 cm de comprimento, de coloração castanho-clara e cheia de massa esponjosa e a semente dessa espécie é de forma obovóide tendendo a reniforme de cor amarelo claro e superfície rugosa baça, e está envolta por um tegumento lenhoso (caroço) difícil de ser rompido.
Utilização: medicina, produção de álcool combustível, lenha, carvão e coque metalúrgico, paisagismo, alimentação animal.

Catingueira

Nome popular: Catingueira, Catinga-de-porco, Pau-de-rato
Nome Científico: Caesalpinia pyramidalis
Reino: Plantae
Filo: Anthopyta
Classe: Magnoliopsida
Regiões de existência: Ocorre nos Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Classificação morfofisiológica: É uma árvore caducifólia, pode chegar a 10m de altura e 50cm de diâmetro. Apresenta casaca viva de espessura delgada, cinza-clara, internamente bege-claro, ás vezes levemente acastanhada. Suas folhas são bipinadas, bijugadas.
Utilidades: Madeireira, medicinal e forrageiro

Pau Ferro



Nome popular: Pau - Ferro, Jacá, Ibirá-Obi, Imirá-Itá, Jucá, Pau-ferro-do-ceará, Jucaína, Icainha, Muiarobi, Muiré-itá
Nome cientifico: Caesalpinia ferrea
Reino: Plantae
Filo:Angiospermae
Regiões de ocorrência: nativa da mata atlântica, ocorrendo do sudeste ao nordeste do Brasil
Classificação morfofisiológica: É um árvore perenifólia a semi-decídua. A copa é arredondada e ampla, com cerca de 6 a 12 metros de diâmetro. O porte é imponente, atingindo de 20 a 30 metros de altura. O tronco apresenta 50 a 80 cm de diâmetro. Ele é claro, marmorizado, liso e descamante, o que lhe confere em efeito decorativo interessante. As folhas são compostas bipinadas, com folíolos elípticos de cor verde-escura. A floração ocorre no verão e outono. As flores são amarelas, pequenas, e de importância ornamental secundária. Os frutos são vagens duras que amadurecem no inverno.

Utilidade: Paisagismo, construção civil, instrumentos.

Pau D'Arco



Nome popular:Pau D'arco
Nome Cientifico: Tubebuia sp
Regiões de ocorrência: Acre, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.
Classificação morfofisiológicas: As árvores do gênero são de grande porte, decíduas. Possuem copas abertas e irregulares nos indivíduos jovens, enquanto, nos adultos, são arredondadas e elevadas. Seus troncos têm cor pardo-escuro. As folhas são opostas cruzadas, compostas, digitadas com cinco folíolos, coríaceos, pubescentes em ambas as faces, oblongos, de base arredondadas ou cuneadas, quase truncadas. As flores apresentam-se em tríades em conjuntos de inflorescência róseo-violáceas. Os frutos são de até 30 centímetros, deiscentes, cilíndricos. Suas sementes têm até dois centímetros e são aladas, com inúmeras por fruto.
Utilidades: Paisagismo, construção civil, currais, acabamentos internos, instrumentos musicais, bolas de boliche, corante e uso medicinal.

Tamburil
Nome popular: Tamburil, Fava-bolacha, fava-orelha-de-negro, fava-tamboril,faveira-grande, monjobo,timbaúba, orelha-de-negro.
Nome cientifico: Enterolodium maximum
Regiões de ocorrência: Pará, Amazonas e Mato Grosso.

Classificação morfofisiológica: O tamboril é uma árvore decídua e frondosa, que alcança de 20 a 35 metros de altura e de 80 a 160 de diâmetro de tronco. Suas folhas são alternas, bipinadas (recompostas), com 3 a 7 pares de pequenos folíolos oblongos. Apresenta copa ampla, com ramificação cimosa e raízes longas e calibrosas. As inflorescências surgem na primavera e são do tipo capítulo, globosas, com cerca de 10 a 20 flores brancas. Os frutos que se seguem são vagens, recurvadas e semilenhosas, em formato de rim ou de orelha, o que rendeu a esta espécie diversos nomes populares. Eles surgem verdes e se tornam pretos em junho e julho, quando amadurecem. Cada fruto pode conter de 2 a 12 sementes, brilhantes e de cor marrom.

Utilidades: Fabricação de moveis e brinquedos.

Umbú



Nome popular: Umbu, Umbuzeiro, Inbuzeiro.
Nome científico: Spondias Tuberosa
Reino: Plantae
Filo:
Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida

Regiões de ocorrência:
Espécie típica das caatingas do Nordeste brasileiro,ocorrendo desde o Ceará até o norte de Minas Gerais.

Classificação morfofisiológica: Altura de 4 a 7 m, com tronco muito curto, revestido por casca lisa, de 40-60 cm de diâmetro. Copa baixa com profusa ramificação aparentemente desordenada. Folhas compostas de 3-7 folíolos membranáceos. Seu sistema radicular é dotado de órgãos de reserva de água, amido, etc.

Utilidades: Caixotaria e Pastas de papel, alimentação.

Vídeo postado no youtube pela equipe falando sobre a validade e a impotância do projeto baile perfumado para a matéria de biologia




Visitamos este local no sábado, no dia 22/10/2011.

O Cangaço

Continuando com um pouco de história iremos relatar a vida de um dos maiores cangaceiros que já existiu no nordeste, que foi falado na sexta, dia 21/10/2011. 
Lampião viu toda a sua família morrer quando criança, porém ele conseguiu fugir ficando vivo. Como era órfão ele passou parte do seu tempo com seu tio que vivia saqueando, logo ele entrou no bando dele. Quando seu tio morreu ele herdou o bando. Só que eles viviam de saques e sequestros, as autoridades viam ele como um bandido por isso o perseguiam, e para fugir delas Lampião usa algumas artimanhas. Uma delas era usar a sandália ao contrário, fazendo a polícia seguir o bando pelo lado oposto. Outra tática usada por Lampião era ficar na fronteira dos quatro estados: Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco, pois a policia de um estado não podia entrar no outro, com isso ele conseguia fugir mais rápido.  Porém a população pobre o viu como herói, pois ele costumava saquear comida, jóias e dividir com toda essa população, ele era uma espécie de Robin Hood. Lampião conheceu sua esposa Maria Bonita em uma de suas fugas, ela foi a primeira mulher a entrar no bando dos cangaceiros, e isso fez com que ocorressem brigas dentro do bando e Diabo Louro um dos integrantes brigou com Lampião, criando outro bando.
A morte do bando foi 'misteriosa', pois não se sabe quem os traiu. Eles estavam em um esconderijo que ninguém sabia, era considerado um dos mais seguros. Só que pela manhã quando acordaram os policiais já estavam lá e foi tarde demais, pegando todo o bando desprevenido.


 
Nossa professora no mural dos cangaceiros.




Fotos da exposição sobre o cangaço



Vídeo sobre cangaço, postado pela equipe no youtube. 


O cangaço foi visto na sexta, no dia 21/10/2011.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Rio São Francisco

Olá pessoal, agora vamos falar um pouquinho de geografia com a hidrografia e importância do Rio São Francisco. O velho Xico, como assim é apelidado, é o maior rio totalmente brasileiro onde percorre 5 estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe). Além disso é fundamental na economia da região que percorre, pois permite a atividade agrícola em suas margens e oferece condições para a pesca. A grande importância é que todas as usinas do nordeste são abastecidas pelo rio são francisco, embora o maior volume de água do rio seja ofertado pelos cerrados do Brasil Central e pelo Estado de Minas Gerais, é a represa do Sobradinho que garante a regularidade de vazão do São Francisco, mesmo durante a estação seca, de maio a outubro. Essa barragem, que é citada como o pulmão do rio, foi planejada para garantir o fluxo de água regular e contínuo à geração de energia elétrica da cascata de usinas operadas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) – Paulo Afonso, Itaparica, Moxotó, Xingó e Sobradinho.  

  Barragem da Hidrelétrica de Xingó.

Canyon do Rio São Francisco.

A região onde se encontram as usinas hidrelétricas são muito ricas hidricamente, por conta da presença do Rio São Francisco. Porém aos arredores desse rio existe um clima muito seco e a predominância do sertão. Essa predominância, deve-se ao fato das más medidas administrativas adotadas pelo governo, que poderia fazer um sistema de irrigação para toda a população sertaneja.


Parte da hidrelétrica na Chesf.
Isso aconteceu no sábado e no domindo, nos dias 22/10/2011 e 23/10/2011.

Delmiro Augusto da Cruz Golveia

Boa noite pessoal, iremos agora abordar um pouquinho da história de vida de Delmiro. Ele teve muitos altos e baixos na sua vida. Quando pequeno, teve uma infância dificil, porém logo depois da morte de seu pai, Delmiro Porfírio, sua mãe, Leonila Flora, casou-se com um advogado, melhorando assim a situação econômica da família e indo morar em Pernambuco.  Porém aos 15 anos ele perdeu sua mãe, tendo que ir morar na rua. A partir dai ele começou a trabalhar como cobrador. Só que depois de algum tempo ele foi nomeado chefe da Estação de Caxangá, em Recife.
Entre essas idas e vindas Delmiro foi um dos pioneiros a trazer a industrialização para o Brasil. Ele foi visitar a Europa e conheceu tudo que tinha por lá, trazendo para o Brasil - especificamente Recife -  o Derby ( primeiro shopping center do país), cinema, teatro, etc. Delmiro se envolveu com a política, só que ele brigou com seu parceiro, Rosa e Silva, que em 1900 ele "colocou" fogo no shopping.
Ele também trabalhava com peles de animais, vendo correr risco de vida em Recife, Delmiro decidiu se mudar para uma fazenda em uma cidade chamada Pedra (atualmente Delmiro Gouveia), visando também lucro para seu comércio, pois essa cidade fazia fronteira com a Bahia, Sergipe e Pernambuco, passando por ela a Ferrovia de Paulo Afonso. Ele pretendia construir uma fábrica de linhas naquela região, para concorrer com as 'Linhas Correntes' da Inglaterra. Conseguiu a isenção de impostos do estado de Alagoas e permissão para aproveitar a energia da cachoeira de Paulo Afonso. Além disso ajudou na construção de 520 quilometros de estradas ligando Pedra a outras localidades.

Primeira escola no alto do penhasco (em amarelo).

Primeiros equipamentos da 1ª usina do norte-nordeste.


Agora veremos um vídeo postado pela equipe no youtube falando um pouco sobre Delmiro Golveia.


Isso foi contado na sexta-feira, dia 21/10/2011, na cidade de Angiquinho.

Datação com o carbono 14

Como nós sabemos que vocês gostam muito do nosso blog, iremos falar de química.Willard Libby descobriu a técnica de datação com o carbono 14 nos anos quarenta. Ele conseguiu observar que com o passar do tempo os organismos orgânicos  mortos, vão perdendo quantidades de carbono 14 a um ritmo constante. Dessa maneira, é possível  perceber a idade de um determinado organismo. Como por exemplo:
O tempo de meia vida do carbono 14 é de 5730 anos. Ou seja,  se um organismo morreu há 5730 anos terá a metade do conteúdo de carbono 14.
Porém, como o exame se baseia na determinação de idade através da quantidade de carbono 14 e esta diminui com o passar do tempo, ele só pode ser usado para datar amostras que tenham de 50 mil a 70 mil anos de idade.
Esta técnica pode-se aplicar à madeira, carbono, sedimentos orgânicos, ossos, conchas marinhas - ou seja todo o material que conteve carbono em alguma de suas fases.



Nessa parede foi usada a técnica da datação.

 
Isso ocorreu no sábado dia 22/10/2011, no Museu de Arqueologia de Xingó (MAX).

Corpo de um adolescente com datação de aproximadamente 4000 anos.

Informações Gerais

 Seja bem-vindo ao nosso blog, onde irá ser relatado informações sobre a viagem a Paulo Afonso que envolveu diversas matérias. Começaremos agora falando da cidade de Piranhas e da trajetória de Feira de Santana até ela, divirta-se com o Baile Perfumado. A cidade de Piranhas está localizada no oeste do estado de Alagoas. Fundada no século 18, quando o local era conhecido por Tapera. Fala-se que, em um rio, hoje chamado das Piranhas, um homem pescou uma grande piranha, levando-a para casa. Essa história, que foi contada de geração em geração, originou o nome da cidade que se localiza ao lado rio. Essa cidade não tem tanta importância econômica para a região (Alagoas), pelo fato de ser dependente do recebimento de royalties, provenientes da Chesf.


Mapa mostrando trajeto de Feira de Santana- Ba a Piranhas- Al