quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Delmiro Augusto da Cruz Golveia

Boa noite pessoal, iremos agora abordar um pouquinho da história de vida de Delmiro. Ele teve muitos altos e baixos na sua vida. Quando pequeno, teve uma infância dificil, porém logo depois da morte de seu pai, Delmiro Porfírio, sua mãe, Leonila Flora, casou-se com um advogado, melhorando assim a situação econômica da família e indo morar em Pernambuco.  Porém aos 15 anos ele perdeu sua mãe, tendo que ir morar na rua. A partir dai ele começou a trabalhar como cobrador. Só que depois de algum tempo ele foi nomeado chefe da Estação de Caxangá, em Recife.
Entre essas idas e vindas Delmiro foi um dos pioneiros a trazer a industrialização para o Brasil. Ele foi visitar a Europa e conheceu tudo que tinha por lá, trazendo para o Brasil - especificamente Recife -  o Derby ( primeiro shopping center do país), cinema, teatro, etc. Delmiro se envolveu com a política, só que ele brigou com seu parceiro, Rosa e Silva, que em 1900 ele "colocou" fogo no shopping.
Ele também trabalhava com peles de animais, vendo correr risco de vida em Recife, Delmiro decidiu se mudar para uma fazenda em uma cidade chamada Pedra (atualmente Delmiro Gouveia), visando também lucro para seu comércio, pois essa cidade fazia fronteira com a Bahia, Sergipe e Pernambuco, passando por ela a Ferrovia de Paulo Afonso. Ele pretendia construir uma fábrica de linhas naquela região, para concorrer com as 'Linhas Correntes' da Inglaterra. Conseguiu a isenção de impostos do estado de Alagoas e permissão para aproveitar a energia da cachoeira de Paulo Afonso. Além disso ajudou na construção de 520 quilometros de estradas ligando Pedra a outras localidades.

Primeira escola no alto do penhasco (em amarelo).

Primeiros equipamentos da 1ª usina do norte-nordeste.


Agora veremos um vídeo postado pela equipe no youtube falando um pouco sobre Delmiro Golveia.


Isso foi contado na sexta-feira, dia 21/10/2011, na cidade de Angiquinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário