sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Cangaço

Continuando com um pouco de história iremos relatar a vida de um dos maiores cangaceiros que já existiu no nordeste, que foi falado na sexta, dia 21/10/2011. 
Lampião viu toda a sua família morrer quando criança, porém ele conseguiu fugir ficando vivo. Como era órfão ele passou parte do seu tempo com seu tio que vivia saqueando, logo ele entrou no bando dele. Quando seu tio morreu ele herdou o bando. Só que eles viviam de saques e sequestros, as autoridades viam ele como um bandido por isso o perseguiam, e para fugir delas Lampião usa algumas artimanhas. Uma delas era usar a sandália ao contrário, fazendo a polícia seguir o bando pelo lado oposto. Outra tática usada por Lampião era ficar na fronteira dos quatro estados: Sergipe, Bahia, Alagoas e Pernambuco, pois a policia de um estado não podia entrar no outro, com isso ele conseguia fugir mais rápido.  Porém a população pobre o viu como herói, pois ele costumava saquear comida, jóias e dividir com toda essa população, ele era uma espécie de Robin Hood. Lampião conheceu sua esposa Maria Bonita em uma de suas fugas, ela foi a primeira mulher a entrar no bando dos cangaceiros, e isso fez com que ocorressem brigas dentro do bando e Diabo Louro um dos integrantes brigou com Lampião, criando outro bando.
A morte do bando foi 'misteriosa', pois não se sabe quem os traiu. Eles estavam em um esconderijo que ninguém sabia, era considerado um dos mais seguros. Só que pela manhã quando acordaram os policiais já estavam lá e foi tarde demais, pegando todo o bando desprevenido.


 
Nossa professora no mural dos cangaceiros.




Fotos da exposição sobre o cangaço



Vídeo sobre cangaço, postado pela equipe no youtube. 


O cangaço foi visto na sexta, no dia 21/10/2011.

Um comentário: