sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Informações sobre a hidrelétrica de Xingó

Boa Tarde pessoal, vamos falar sobre a hidrelétrica de xingó fazendo uma fusão de física e geografia.


Histórico da hidrelétrica de Xingó: Foi construída pela CHESF. Encontra-se localizada entre Alagoas e Sergipe. Ela está instalada no Rio São Francisco, à jusante do complexo de Paulo Afonso. É a segunda hidrelétrica maior do Brasil, superada apenas por Tucuruí, e uma dos sete maiores do mundo. A hidrelétrica é dividida em 2 complexos com 12 comportas, ou seja 6 para cada uma, que servem para liberar a água quando o nível do reservatório está cheio. A última vez que uma dessas comportas foram abertas foi em março de 2007. A base da hidrelétrica possui 380m de largura, que vai se afinando até chegar ao topo com 12m, possuindo um montante(altura) de cerca de 140 metros. A base é mais larga, pois quanto maior a profundidade maior a pressão. Além disso, ela foi a última hidrelétrica a ser construída no Rio São Francisco. Quando chove pouco e o nível do rio diminui produz menos energia, foi o que aconteceu em 2000 que teve que racionar a energia que se usava em casa. Só tem como armazenar água em uma hidrelétrica através da energia potencial (em um reservatório), pois depois que ela adquire velocidade fica praticamente impossível. As turbinas na sua parte superior tem um campo magnético que depois é transformado em elétrico.


Como é feita a produção de energia: A energia é produzida a partir do momento em que a água sai da energia potencial (que está no reservatório) e passa pelos dutos forçados transformando-se em energia cinética e quando gira as turbinas vira energia mecânica. No início os dutos tem um diâmetro de 16 metros, mas quando vai chegando perto das turbinas ele vai afinando para aumentar a pressão da água e conseguir girar essas turbinas.



Impactos Ambientais: Apesar de sua importância na geração de energia, a hidrelétrica acarretou sérios problemas para a pesca artesanal, para a vegetação e para a população ribeirinhas, que tiveram que ser retiradas do local onde foi construída. Além disso teve que criar lagos artificiais e o maior é o do Sobradinho. O lago que foi criado ao redor da cidade de Paulo Afonso ajuda no clima seco, a ficar mais úmido por conta da evaporação da água.

Maquete da hidrelétrica de Xingo

 Continuação da maquete

 
Modelo de Turbina da hidrelétrica


Dentro da usina na Chesf.



Estas informações foram vistas no sábado, dia 22/10/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário